A hipertensão é uma doença silenciosa? Conheça os 6 principais sintomas!

17 maio de 2019

Que tal aproveitarmos o Dia Mundial da Hipertensão, celebrado em 17 de maio, para falarmos mais sobre os sintomas dessa doença silenciosa? Mais conhecida como pressão alta, a hipertensão acontece quando os níveis da pressão sanguínea nas artérias ficam elevados. Fique muito atento quando você for medir a pressão e ela estiver em níveis iguais ou que ultrapassem os 140/90 mmHg, ou seja, 14 por 9. A pressão alta ocorre quando o sangue que é bombeado para irrigar o corpo exerce força contra as paredes das artérias. Quando essa força é aumentada, as artérias oferecem resistência e dificultam a passagem do sangue. A pressão alta pode exigir muito do coração e fazer com que ele tenha problemas para distribuir o sangue para todo o corpo. Quem sofre de hipertensão está mais suscetível a ter um acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. É uma doença com carga genética muito forte e é herdada dos pais em pelo menos 90% dos casos. Porém, outros fatores influenciam também, como os maus hábitos e um estilo de vida desregrado.

Como saber se estou com hipertensão?

Como já dissemos, a hipertensão pode ser assintomática e silenciosa. Ela costuma apresentar sintomas mais aparentes quando está em fase mais avançada. A pressão, nesse caso, sobe de forma abrupta, exagerada e nos pega de surpresa. Os principais sinais de alerta são: dores de cabeça, no peito, tonturas. No entanto, outros sintomas podem aparecer, como: fraqueza, sangramento nasal, visão embaçada e zumbido no ouvido, vômito, dispnéia, falta de ar e agitação.

O que provoca a hipertensão?

Podemos elencar fatores internos e externos que causam a pressão alta. Alguns dos fatores internos podem ser a hereditariedade, a idade avançada, a raça (pessoas de raça negra estão mais propensas para ter pressão alta) e obesidade. Fatores externos também podem contribuir, como por exemplo: sedentarismo, má alimentação, excesso de sal, alto consumo de álcool, tabagismo, além de estresse.

Hipertensão tem cura?

A hipertensão não tem cura. Porém, para que a doença não piore, o mais recomendado é a mudança no estilo de vida e o uso de medicações anti hipertensivas que devem ser prescritas pelo médico. Algumas ações no dia a dia podem melhorar as condições de vida do hipertenso, como:
– Alimentação saudável;
– Evitar alimentos com muito açúcar, doces, frutas, derivados de leite integral com gorduras, carnes vermelhas com gordura aparente, temperos prontos, alimentos processados e industrializados, conservas, enlatados;
– Comer mais alimentos cozidos, assados, refogados com temperos naturais e produtos lácteos desnatados;
– Prática de atividades físicas em pelo menos cinco dias por semana;
– Menos sal;
– Diminuição do consumo de bebidas alcoólicas;
– Controle do estresse.

Medicamentos

Existem diversos medicamentos para o adequado controle pressórico. Todos devem ser prescritos por um médico após o diagnóstico. Jamais tome qualquer remédio sem prescrição médica.