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Como controlar a fome no frio? Veja estas seis dicas!

21 junho de 2019

Chegou o inverno e, em dias mais frios, costuma bater aquela fome anormal, não é? E não é só a fome que aumenta! Quando está frio, a tendência é ficarmos com vontade de comer alimentos mais calóricos, não é? Pois isso tem uma explicação científica e não acontece por acaso, não! O que ocorre é que no inverno nosso corpo gasta muito mais energia do que no verão para poder manter a temperatura estável. Para ter uma compensação com essa perda energética, precisamos consumir mais calorias. Há também a questão da herança energética de nossos antepassados, que precisavam garantir uma reserva extra de energia para enfrentar os dias gelados sem ter que sair para caçar. No entanto, como sentimos mais apetite, é bom tomar cuidado para não cometer excessos. Por isso, para não ter os exames de colesterol alterados e uns quilos a mais, acompanhe seis dicas para controlar o apetite fora do comum!

Mais sopas, mais água e outras 4 dicas para não engordar no inverno!

1) Sopas de legumes: procure consumir mais sopas e caldos com legumes e verduras. Alimentos assim, além de esquentar o corpo, também possuem bem mais nutrientes. Pratos como esses fortalecem o sistema imunológico e nos protegem de doenças típicas do inverno.

2) Sementes: consumo e ingestão de sementes e oleaginosas, como castanhas, nozes ou amêndoas, entre as refeições ajudam a enganar a fome fora de hora e não engordam.

3) Massas integrais: caso não consiga resistir às massas e àquele macarrão delicioso, prefira as massas integrais, que têm mais nutrientes. E evite molhos brancos à base de queijo – são alimentos muito calóricos.

4) Mais água: não deixe de se hidratar. No inverno, por conta das baixas temperaturas, o organismo não manifesta sede, como no verão. E aí a chance de nos desidratarmos é bem maior.

5) Pratos com temperos especiais: procure adicionar, aos pratos, temperos como coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola e canela. Mas o que eles possuem de especial? Bom, temperos como esses têm propriedades termogênicas que auxiliam na queima de gordura.

6) Alimentos ricos em fibras: inclua no seu cardápio grãos, frutas com casca, legumes e folhas. Eles são mais ricos em fibras e aumentam a sensação de saciedade, afastam a fome exagerada e promovem melhor funcionamento do intestino.