conhece-os-principais-fatores-de-risco-para-cancer-de-prostata-saiba-mais

Conhece os principais fatores de risco para câncer de próstata? Saiba mais!

23 novembro de 2018

"Fumo bastante e bebo não só aos fins de semana, mas todos os dias! Posso ter câncer de próstata?" A resposta para essa pergunta tão corriqueira, é: sim! O uso contínuo de álcool e tabaco pode causar não só o câncer de próstata, mas também outros tipos de tumor, como o de mama, e inúmeras outras doenças cardiovasculares e respiratórias. Portanto, tome cuidado: por mais que os fatores de risco isolados não causem diretamente o tumor, eles podem aumentar muito a predisposição para o câncer.

Álcool e tabaco são os mais conhecidos e não são os únicos fatores de risco, que aumentam os riscos de ter câncer de próstata. Existem pelo menos mais cinco, que talvez você não conheça.

Quer saber mais? Confira aqui!

1) Idade, principal fator de risco

Se você tem mais de 50 anos, as chances de você ter câncer de próstata podem aumentar. Por isso, não deixe de fazer os exames de prevenção: 60% dos cânceres diagnosticados são em homens com mais de 65 anos. Caso você tenha menos de 40 anos, pode ficar mais tranquilo, pois é muito raro a doença acometer homens antes dessa idade.

2) Doença ocorre mais em homens negros

As razões ainda não foram muito bem definidas, mas a raça também é um fator de risco. Os homens de raça negra têm o dobro de chance de ter câncer de próstata do que homens brancos, por exemplo. Já os asiáticos são muito menos acometidos por esse tipo de tumor do que hispânicos/latinos.

3) Vasectomia em idade avançada

Não existem muitos estudos que comprovem que a vasectomia possa ser responsável por causar o câncer de próstata. A Associação Americana de Urologistas, por exemplo, se opõe à pesquisa feita pela Escola de Saúde de Harvard, que diz que a realização da cirurgia em homens com idade mais avançada pode aumentar em 10% o risco de câncer de próstata.

4) Casos na família

Se você tem um irmão ou pai que já teve câncer de próstata, o risco de você contrair a doença pode ser bem alto. Cerca de 20% dos homens diagnosticados com câncer de próstata tinham como fator de risco a genética. E quando há três parentes da família que tiveram a doença, as chances podem aumentar em 11 vezes.

5) Cuidado com as DSTs

Pesquisa publicada na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" ("PNAS") indica que a tricomoníase pode levar ao câncer de próstata. O estudo relata que o protozoário Trichomonas vaginalis, responsável pela doença, secreta uma proteína que causa inflamação na próstata, o que pode evoluir para tumor. Esse tipo de parasita infecta cerca de 275 milhões de homens.