Menu

DR. NEIF MUSSE. CARDIOLOGISTA, GERIATRA, PROFESSOR E ESCRITOR.

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Neif Sathler Musse tem especialização em cardiologia e em geriatria
e gerontologia. Além disso tem forte vivência em docência médica, sendo criador da "Escola de Aperfeiçoamento Médico" e de um método diferenciado para o ensino de eletrocardiografia que já capacitou mais de 15 mil profissionais de Saúde, a

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:

O Dr. Neif Musse passou no primeiro vestibular para Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora. Iniciou o curso com dezessete anos e se formou aos vinte e três. Foi monitor nas disciplinas de Microbiologia, Medicina de Urgência e Cardiologia. Realizou os primeiros plantões de vinte e quatro horas semanais no hospital Dr. Silveira Ramos, em Juiz de Fora, ainda como estudante, época em que também fez concurso para plantonista-aluno no pronto-socorro da cidade.

Na sequência, um novo concurso o levou Centrocor, em provas de cardiologia e de eletrocardiogramas. Tempos depois iniciou residência- médica no hospital João XXIII, o grande pronto-socorro de Belo Horizonte. Nesse mesmo período passou em primeiro lugar na prova para cardiologista do Ministério da Saúde. A carreira nessa área teve início em 1985 no Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro, primeiro no pronto-socorro e, a seguir, na unidade coronariana. Essas atividades foram muito relevantes para a sua formação em Medicina de emergência e intensiva. Posteriormente realizou residência-médica em clínica médica e em cardiologia no Hospital Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

maioria das áreas de cardiologia, medicina intensiva, anestesiologia e clínica médica.

Dr. Neif Musse ainda divide o seu tempo com a produção de livros. Publicou "Casco vazio de ser humano" e prepara mais dois lançamentos: "Estou infartando. E agora?" e "O Pacto do futuro médico".

Paralelamente, iniciou atendimento no consultório particular, sendo boa parte dos pacientes idosos e isto chamava-lhe a atenção. Alguns anos depois, por acaso, ao abraçar com fervor uma das suas pacientes, seus olhos viram e o seu coração percebeu: ele gostava dos velhos e das velhas, de estar com eles, conversar, atendê-los. Cuidar. Eis a palavra adequada! E havia reciprocidade: também tinham gosto por ele. Por isso, buscou a Geriatria, realizando cursos na Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz- RJ), no Hospital Antônio Pedro (Universidade Federal Fluminense) e com o médico e professor japonês Yukio Moriguchi, no Hospital São Lucas, em Porto Alegre (PUC-RS), onde se especializou também em Gerontologia.

Atualmente, o Dr. Neif Musse se divide entre Juiz de Fora onde atende em um consultório e Rio de Janeiro onde atende em dois consultórios, realiza também plantões semanais em unidade cardiointensiva e faz questão de manter a sua rotina de visita aos seus idosos e idosas em domicílio.

Médico e professor pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)

Especialista em Cardiologia (SBC)

Especialista em Geriatria (SBGG)

Mestre em Medicina (UERJ)