formigamento-e-dormencia-nos-membros-conheca-cinco-doencas-com-esses-sintomas

Formigamento e dormência nos membros? Conheça cinco doenças com esses sintomas!

02 novembro de 2018

Sabe aquela sensação de formigamento e dormência, que geralmente sentimos após ficarmos sentados em cima da perna? Isso é bem estranho, não é? Acontece sempre quando ficamos muito tempo na mesma posição, como, por exemplo, sentados de pernas cruzadas ou em cima das mãos. A solução, na maioria das vezes, é movimentar os membros que ficam em formigamento, que logo a sensação vai embora.

Esse formigamento, dormência ou falta de sensibilidade tem nome, você sabia? Chama-se parestesia. Esse distúrbio acomete os membros superiores e inferiores e ocorre quando há pressão excessiva aplicada nos nervos desses membros.

Mas ficar parado em uma mesma posição não é a única causa do problema. Existem outros inúmeros fatores – físicos e até psicológicos. Em alguns casos, esses sintomas podem ser também indicativos de doenças mais graves como hérnia de disco, esclerose múltipla, entre outras enfermidades.

Quer conhecer as cinco principais doenças que começam com formigamento e dormência nos membros?

Então, confira!

1) Hérnia de disco

Sente formigamento e dormência nos pés, mãos e pernas? Isso pode ser hérnia de disco, sabia? Principalmente, se você estiver com esse problema na região lombar. Outros sintomas podem ocorrer também, como dificuldade para levantar e abaixar. A hérnia de disco nada mais é do que um deslocamento do disco intervertebral, responsável por evitar o contato entre uma vértebra e outra, e amortecer os impactos. Essa mudança na posição normal do disco acaba por pressionar os nervos que saem da coluna, causando dor. Quem tem hérnia de disco também pode sentir sensação de fraqueza por conta das lesões nos nervos.

2) Falta de vitamina B1

A falta de vitamina B1 pode causar um distúrbio não muito conhecido chamado de beribéri. Um dos sintomas dessa doença é também o formigamento nos membros. Além disso, a pessoa pode sentir cãibras musculares, ter confusão mental e visão dupla. As maneiras de conter a doença são tomar suplementos de vitamina B1, eliminar o consumo de álcool e colocar na dieta alimentos ricos nesse tipo de vitamina, como levedura de cerveja, aveia e sementes de girassol.

3) Esclerose múltipla

Está com formigamento nos membros, movimentos involuntários nos músculos, dificuldade para caminhar e perdeu a força? Então, procure um médico! Esses sintomas, entre outros, podem ser indícios de esclerose múltipla, enfermidade grave e sem cura. Crônica, a doença é autoimune e acomete o cérebro, o sistema nervoso central e os nervos ópticos. O que acontece é que o sistema imunológico ataca por engano células consideradas saudáveis e acaba causando lesões, como a destruição da mielina, camada protetora dos neurônios. Quando isso ocorre, a transmissão de mensagens que controlam os movimentos dos braços e pernas é comprometida, podendo levar à invalidez.

4) Síndrome de Guillain-Barré

Na maioria das vezes causada por infecção de zika vírus ou chikungunya, a síndrome de Guillain-Barré tem como sintomas, entre outros, o formigamento e a perda de sensibilidade nos pés e braços. É uma doença neurológica grave que causa fraqueza muscular e inflamação dos nervos e, dependendo do estágio, leva à paralisia muscular e até à morte.

5) Pânico e stress extremo

Parece inusitado, mas o formigamento nas mãos, braços, pernas e até na língua podem ser sinais de stress em grau extremo ou ataques de pânico. É claro que esses distúrbios também possuem outros sintomas, como suor frio, dores no peito e barriga e palpitações no coração.

O formigamento e a dormência também são indícios de outras inúmeras doenças. Por isso, quando eles persistirem por algum tempo, o ideal é você procurar um médico o quanto antes. Portanto, não espere e não tome nenhum medicamento sem antes passar por ajuda profissional.