fbpx
Menu
cuidados com a pele

Idosos precisam de mais cuidados com a pele

27 abril de 2018

A pele é o mais extenso órgão do corpo e corresponde a 15% do nosso peso. Isso quer dizer que em adultos representa cerca de 10 kg. A pele tem várias funções importantes e funciona como uma barreira protetora contra a penetração de substâncias, micro-organismos e da radiação ultravioleta. O problema é que, quando envelhecemos, ela fica mais fina e vulnerável a agressões. Por isso, é preciso redobrar o cuidados.

Formada de duas camadas, a derme e a epiderme, e unida ao corpo por um tecido chamado hipoderme, a pele também envelhece com o tempo. Ela perde elasticidade, a camada de gordura é reduzida e surgem as rugas.

A qualidade da pele na terceira idade depende de fatores genéticos e do cuidado dispensado a ela durante toda a vida. Sol em excesso, consumo de bebidas alcoólicas, fumo e a falta de ingestão de líquidos, além de doenças como diabetes e problemas renais, podem tornar a pele ressecada, escamosa e áspera.

Veja, abaixo, algumas dicas para ter uma pele bonita e saudável em qualquer idade.

Hidratação

A hidratação de dentro para fora, com a ingestão de líquidos, frutas e verduras, e o uso de alguns produtos são fundamentais para garantir a qualidade da pele. Água de coco, gelatina, chás e sucos, e a ingestão de frutas ricas em líquidos são boas dicas para quem tem dificuldade em tomar água.

Já os cremes e loções ajudam a manter a pele hidratada e contribuem também para uma sensação de bem-estar. É que a pele seca pode coçar ou descamar, gerando lesões e feridas que demoram a cicatrizar. O ideal é sempre usar produtos indicados pelo seu dermatologista, uma vez que cada região do corpo exige um tratamento específico. E uma dica: o melhor momento para aplicar o hidratante é após o banho, porque os poros estão dilatados e o produto é mais bem absorvido.

Protetor solar

O sol é o grande inimigo da pele, em qualquer idade. Mas como ele é fundamental para a sintetização da vitamina D, temos que adquirir, desde cedo, o hábito de usar protetor solar antes da exposição ao sol. Lembre-se de usar, sempre, produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) acima de 30 e não esqueça o boné ou chapéu quando for caminhar.

Banho

A temperatura da água, o tipo de sabonete e o uso de esponja merecem atenção na melhoria da qualidade da pele. O banho quente deve ser evitado porque desidrata a pele. Prefira banhos mornos ou frios. Use sabonete com PH neutro se a sua pele for ressecada e dispense o produto no caso de tomar um segundo banho no mesmo dia. Já buchas e esponjas devem ser evitadas na terceira idade.

Para quem cuida de idosos, o banho é o melhor momento para se observar qualquer tipo de lesão. Hematomas, vermelhidão ou assaduras devem ser tratados e reportados ao médico quando persistirem.

O quanto antes adquirimos hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática de atividades físicas, cuidados de proteção contra o sol e de hidratação da pele, melhor será a condição do nosso corpo na terceira idade. Pense nisso!