fbpx
Menu
manchas-vermelhas-na-pele-o-que-pode-ser

Manchas vermelhas na pele? O que pode ser?

22 março de 2019

Manchas vermelhas na pele? Esse pode ser um sinal de doença dermatológica, como uma simples alergia, ou até patologias autoimunes, como lúpus. Em casos muito raros, manchas vermelhas podem ser sinais de câncer de pele, como os carcinomas basocelular ou espinocelular. Ao perceber que as manchas vermelhas estão aparecendo com frequência, não deixe de procurar o médico, mesmo se os pontos afetados coçam ou não.

Na consulta, o dermatologista poderá solicitar exames para descobrir o que acontece ou, com uma simples observação, pode dar o diagnóstico e já recomendar o melhor tratamento e os cuidados. Cada doença apresenta um tipo característico de mancha vermelha. Em algumas patologias, as áreas acometidas da pele podem coçar ou não ou mesmo ser de grande extensão ou inchar.

Quer saber mais sobre isso? Então confira seis doenças que podem ter manchas vermelhas como principal sintoma:

1) Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória que causa na pele manchas vermelhas que descamam. Acomete mais as áreas do corpo como: cotovelos, joelhos e couro cabeludo. É uma patologia não contagiosa e ocorre por causas genéticas. Além disso, pode vir acompanhada de outros sintomas, como, por exemplo: coceira, dor, febre, aumento de tamanho, sangramentos e alterações de cor.

2) Eczema

Se você tem manchas vermelhas que coçam muito, isso pode ser um indício de dermatite, também chamada de eczema. É provocada por agentes irritantes e é semelhante a uma reação alérgica. Muito cuidado com stress e muita exposição à água e ao sol. Isso pode piorar ainda mais o eczema.

3) Urticária

Sua pele ficou com manchas vermelhas, após uma picada de inseto ou contato com produtos químicos? Você pode estar com um tipo de alergia chamada de urticária. Alguns alimentos ingeridos e stress também podem desencadear a doença. É importante ressaltar que as manchas vermelhas na pele e a coceira tendem a sumir em pouco tempo. No entanto, a alergia pode persistir por um período mais longo.

4) Micose

A micose afeta uma região mais delimitada da pele e, além de grandes manchas vermelhas, apresenta outros sintomas: formação de bolhas e descamação. A micose pode ter quatro causas principais: fungos, depressão do sistema imune, ambiente quente e úmido e contágio. O tratamento pode ser feito com a prescrição de antibióticos pelo dermatologista ou mesmo por remédios antifúngicos.

5) Rubéola

A rubéola começa a se manifestar no corpo com manchas vermelhas no rosto e atrás da orelha. São manchas pequenas, não tão elevadas e que provocam coceira. Com o tempo, se espalham pelo corpo todo durante o período de três dias. É uma doença contagiosa, não é grave e traz outros sintomas como: febre de 38°, dores de cabeça, conjuntivite, mal-estar, secreção nasal, tosse e espirros e gânglios aumentados, especialmente na região do pescoço.

6) Lúpus

Um dos sintomas do lúpus é o aparecimento de manchas avermelhadas planas ou elevadas em qualquer parte do corpo. É uma doença que acomete mais as mulheres, inflamatória e autoimune, ou seja, acontece quando o próprio sistema imunológico passa a atacar os órgãos do corpo, como os rins, a pele, as articulações, os pulmões e o coração.