fbpx

O MEDNeif ensina o que você precisa para sua prática clínica. INSCREVA-SE AGORA!

Diagnóstico e tratamento das situações clínicas do seu dia a dia

Como se diagnostica, quais os exames a serem pedidos, como se trata, como se conduz o caso clínico.

• Você já viu uma “linha B de Kerley” na radiografia de tórax?

• Diagnosticou uma febre tifoide?

• Fez o diagnóstico de uma Amiloidose?

• Diagnosticou Síndrome de Sjögren?

• Já realizou pesquisa pectoriloquia afônica na ausculta pulmonar?

• Fez diagnóstico de sopro de Gallavardin?

• Diagnosticou Filariose?

• Diagnosticou Talassemia major?

Bem. Isso não acontece na nossa prática clínica, não é?

E falo com propriedade: tenho 36 anos à beira do leito, atendo cerca de 5000 pacientes ao ano (e examino todos eles).

Posso assegurar que os pneumologistas que conheço, por exemplo, auscultam o tórax dos pacientes na busca de crepitações, ronco e sibilos; pesquisam o murmúrio vesicular e, no máximo, buscam o frêmito toracovocal (“trinta e três”).

Nada mais que isso.

Entretanto, na faculdade são ensinados “broncofonia”, “sopro anfórico”, “sopro tubário”, “submaciçez”, “egofonia” e “atrito pleural”, pois “vai cair na prova”.

Embora importante, nada disso é usado no cotidiano médico.

Nem pelo especialista!

 

O MEDNeif é a faculdade de medicina na prática

O mesmo se repete nas maçantes aulas de cardiologia, DIP, reumatologia, gastro, hemato e demais disciplinas; e também nos cursos para as provas de residência (“isso é bizu”, “aquilo é muito pedido na prova prática”, “guarde esse macete”).

Quando chega na hora agá e estamos frente a frente com os doentes e os seus familiares, percebemos que a grande maioria terá sintomas e doenças comuns, que se repetem, e que não sabemos abordar, examinar, diagnosticar, pedir os exames essenciais, medicar e conduzir o caso clínico, pois fomos ensinados a pensar em diagnósticos difíceis e incomuns!

E os medicamentos?

Os jovens médicos e médicas têm grande dificuldade para fazer uma prescrição:

  • Qual o nome do remédio?

  • Qual a dose, quantas vezes ao dia, por quanto tempo?

  • Quais os efeitos colaterais?

  • Qual a interação medicamentosa (“isso você vai aprender depois”)?

No MEDNeif não há teoria

  • Haverá, somente, situações clínicas do seu dia a dia. Nada de doenças incomuns e situações clínicas que raramente surgirão para você atender.
  • O MEDNeif é a medicina como ela é. O que você precisa saber para a sua prática clínica.
  • Se você é estudante de medicina, comece a atender com qualidade e segurança logo depois da formatura. E se for recém-formado, vá para o seu plantão sem medo!

Venha para o MEDNeif!

MEDNeif ensina a conduzir o caso clínico
na prática e no dia a dia

A nossa proposta é ser a faculdade de medicina na prática, enfatizando o diagnóstico e o tratamento somente de condições comuns no nosso dia a dia, excluindo patologias raras, cantinhos de livros e questões de provas.

  • Cardiologia
    Emergência Hipertensiva
    Fibrilação atrial
    Insuficiência Cardíaca no PS
    IAM – Complicações
    Taquiarritmias
    Febre reumática
    Dislipidemia
    Hipertensão
    Miocárdio hibernante x atordoado
    Antiarrítmicos
    Edema agudo de pulmão
    Amiodarona- Efeitos colaterais
    Como calibrar seu aparelho de pressão
    Cuidados pós angioplastia
  • Hematologia
    Anemia
  • Endocrinologia
    Pré-diabetes
    Diabetes
  • Infectologia
    Tudo o que você precisa saber na prática
  • Vida de um residente de Cardiologia
    Vídeos reais de um residente de cardiologia do hospital Dante Pazzanese
  • Dicas para a prova prática de Residência
  • Aulas de educação financeira
  • Outras aulas, que serão adicionadas em todos os meses, seguindo o modelo de prevalência cotidiana e sugestões dos alunos.

Conheça o Professor

Dr. Neif Musse

Durante esses últimos 36 anos tenho trabalhado muito, no consultório, fazendo atendimentos em domicílio, atuando no pronto-socorro e na terapia cardiointensiva e, professor, ministrando inúmeros cursos e palestras para estudantes e colegas médicos nas áreas de cardiologia, terapia intensiva e geriatria, através do desenvolvimento de metodologia didática original, que enfatiza a prática clínica, no que é comum no nosso cotidiano médico, fazendo com que o aprendizado de assuntos complexos fosse simplificado, permitindo o aprimoramento de um grande número de profissionais da saúde.

Dessa forma, ensinei várias gerações de acadêmicos de medicina e de médicos recém-formados das mais diversas especialidades e, através deles, participei da atenção qualificada a milhares de brasileiros.

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Neif Sathler Musse tem especialização em cardiologia e em geriatria e gerontologia. Além disso tem forte vivência em docência médica, sendo criador da "Escola de Aperfeiçoamento Médico" e de um método diferenciado para o ensino de eletrocardiografia que já capacitou mais de 15 mil profissionais de Saúde, a maioria das áreas de cardiologia, medicina intensiva, anestesiologia e clínica médica.

Dr. Neif Musse ainda divide o seu tempo com a produção de livros. Publicou "Casco vazio de ser humano" e prepara mais dois lançamentos: "Estou infartando. E agora?" e "O Pacto do futuro médico".

Plataforma de aulas práticas

que vai no diagnóstico e tratamento das situações clínicas do seu dia a dia.

Aquilo que ocorre frequentemente, aquilo que surge na UBS, no consultório, no plantão e nos pacientes internados.. Como se diagnostica, quais os exames a serem pedidos, como se trata, como se conduz o caso clínico.

A nossa proposta é ser a faculdade de medicina na prática, enfatizando o diagnóstico e o tratamento somente de condições comuns no nosso dia a dia, excluindo patologias raras, cantinhos de livros e questões de provas.

A palavra dos alunos

Veja o que dizem os alunos do Dr. Neif

     * Garantia do Curso. Este é um curso online. Você pode se arrepender da compra até 7 dias após tê-la efetuado e solicitar o reembolso.