fbpx
Menu
nao-tenha-medo-do-exame-de-toque-confira-quatro-vantagens

Não tenha medo do exame de toque: Confira quatro vantagens!

12 novembro de 2018

A luta contra o câncer de próstata deve ser maior que o preconceito! Em um país como o Brasil, em que a cultura machista ainda é muito enraizada, a prevenção a este tipo de tumor encontra muitos obstáculos. Principalmente porque os homens, em sua maioria, têm vergonha e medo de realizar o exame de toque, muito por conta de achar que isso fere a masculinidade.

O exame é considerado ainda como o método mais eficaz para detecção do tumor de próstata, quando feito aliado ao exame de sangue chamado de PSA (Antígeno Prostático Específico).

O câncer de próstata é o segundo que mais acomete os homens, ficando atrás apenas do tumor de pele não melanoma. E os números confirmam a triste realidade. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva), a estimativa para 2018 foi de 68.220 novos casos. Já o número de mortes, registrado em 2013, foi de 13.772.

Por isso, ações de prevenção, como a campanha Novembro Azul, são essenciais. Principalmente para desmistificar o exame de toque e acabar com o preconceito.

E muito trabalho ainda precisa ser feito para aumentar a disseminação de informações!

Isso porque pesquisa feita pelo Instituto Datafolha em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, mostrou que os homens não estão fazendo sua parte para reverter o panorama. Segundo o levantamento, 76% sabiam sobre o câncer de próstata, porém apenas 32% tinha feito o exame.

Ajude a reverter isso e não perca tempo! Se você tem 50 anos, não demore e procure um urologista para fazer os exames necessários.

E não tenha medo. O exame dura segundos e é praticamente indolor.

Confira cinco vantagens:

1) Rápido e sem dor

O exame dura no máximo dois minutos e, se a pessoa relaxar, não causa nenhuma dor. No exame, o médico com luvas, insere um dedo no reto do paciente para analisar se há algum tumor suspeito e maligno, verificando o volume, o formato da próstata e se há caroços e pontos moles na região. A pergunta que paira é: por que o médico precisa colocar o dedo no reto para realizar o exame? A resposta é porque a próstata é uma glândula, responsável pela produção de sêmen, que fica diretamente em frente ao reto e à uretra. Dessa forma, o acesso mais fácil à próstata pode ser feito a partir do ânus.

2) Detecção do tumor em estágio inicial

O exame de toque retal é extremamente importante porque a partir dele é possível detectar o tumor ainda em seu estágio inicial. Dessa maneira, as chances de recuperação do paciente podem ser bem mais promissoras. Se o paciente procurar o urologista na idade recomendada e realizar os exames anuais, caso o câncer seja encontrado, ele ainda poderá ser retirado com cirurgia curativa antes de se espalhar para outros órgãos.

3) Mais confiável

O exame de toque retal ainda é o mais confiável para o diagnóstico precoce. Alguns homens optam por só fazer o exame de sangue, o PSA (Antígeno Prostático Específico), mas ele feito sozinho costuma ser falho, pois não é específico para tumor e apenas detecta alterações ou infecções na próstata. O ideal e recomendado é realizar os dois exames em conjunto: o toque retal e o PSA.

4) Prevenção a outras doenças

Ao contrário do que muitos pensam, o exame de toque retal não é utilizado apenas para detecção do câncer de próstata. O exame serve também para o diagnóstico de apendicite ou outros exemplos de problemas de abdômen agudo. Além disso, identifica problemas de digestão e parasitas.