fbpx
Menu

Quais são os seis principais sintomas de infarto? Confira!

02 agosto de 2019

O infarto do miocárdio é responsável por 30% dos óbitos no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, ocorrem mais de mil mortes por dia, cerca de 43 por hora, ou 1 morte a cada 1,5 minuto (90 segundos). É uma doença que preocupa cada vez mais e seus sintomas são por vezes ignorados, pois são silenciosos. No imaginário popular, nos filmes e novelas, o principal e mais conhecido sintoma de infarto é a dor no peito.

Porém, apesar de ser o mais comum, ele não é o único. Para se ter uma ideia, há sintomas que podem ser detectados semanas antes de se sofrer um infarto. E esses sinais mais precoces costumam aparecer em 50% dos casos. Por isso, para não ser pego de surpresa, fique atento aos principais sinais e não hesite em procurar a ajuda de um médico.

1) Náusea ou azia

Vamos começar pelos sintomas mais incomuns: náusea, azia, dor abdominal. Muitas vezes, náuseas e vômitos são sinais mais evidentes de virose ou infecção estomacal, porém podem estar associados a infarto. A azia também é um sintoma pouco conhecido. Por isso, fique atento se sentir queimação no estômago.

2) Dor no maxilar

Dor no maxilar? Isso pode ocorrer? Esse sintoma é bem incomum, mas acontece quando as dores torácicas estão muito fortes e se espalham. Por isso, se começar a sentir dor no tórax, nos braços, nos ombros e ela “chegar” até o maxilar, isso pode ser um quadro de pré-infarto.

3) Dor aguda no peito

Enfim, o sintoma mais comum. Pode durar, em média, 20 minutos e se espalhar para outras partes do corpo, como pescoço, costas, braços, ombro esquerdo. Você pode sentir também sensação de peso ou aperto no peito e formigamento.

4) Sudorese

Sudorese nada mais é do que excesso de suor. Este sinal é chamado de aminérgico e avisa que algo está ruim no coração. A sudorese pode vir acompanhada de outros sintomas, como dor no peito, que já citamos acima, e falta de ar.

5) Falta de ar

O mau funcionamento do coração prejudica o trabalho dos pulmões, o que pode causar insuficiência respiratória.

6) Tonturas

Este sinal pode aparecer semanas antes da ocorrência do infarto. Por isso, costuma ser ignorado. A tontura é causada pela baixa oxigenação no cérebro, provocada pelo batimento cardíaco irregular.

Preste atenção a todos esses sintomas e não demore a procurar um médico ou mesmo um pronto-socorro. É importante ressaltar que esses são alguns dos sintomas que podem ocorrer sem percebermos. Sinais mais atípicos ainda podem aparecer em idosos, mulheres, diabéticos e obesos.

Por isso, na dúvida, busque informação e consulte um especialista!