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envelhecer com saúde e disposição

Qual o segredo para envelhecer com saúde e disposição?

28 fevereiro de 2018

Segundo o IBGE, a população de idosos no Brasil vai triplicar em 40 anos, saltando dos atuais 8% para 27% dos brasileiros em 2060. Estima-se que a expectativa de vida das mulheres suba de 79 para 82 anos e a dos homens fique em torno de 75 anos. Com a rápida escalada do envelhecimento, a pergunta que fica é: o que fazer para envelhecer com saúde e disposição?

Com o tempo, o organismo sofre modificações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas e, por isso, é preciso construir um projeto de vida saudável para que viver mais signifique também viver bem.

Confira, abaixo, cinco dicas para chegar à terceira idade ativo e esbanjando energia:

1) Atividade Física

A prática regular de exercícios ao longo da vida vai garantir uma velhice com mais autonomia, independência e qualidade de vida. O esporte traz uma série de benefícios, previne doenças crônicas (como hipertensão e diabetes), afasta os riscos da obesidade e fortalece a musculatura, proporcionando muito mais disposição para realizar as tarefas do dia a dia. Mas um alerta: antes de correr para a academia ou cair na pista, procure seu médico para uma avaliação física e respeite sempre os seus limites.

2)Alimentação

O mundo vive hoje uma transição alimentar com maior oferta de alimentos industrializados e altamente calóricos. A ingestão de doces, gorduras saturadas e sódio em excesso pode acarretar uma série de problemas (atenção se você sente cansaço, falta de energia, distúrbios de sono e de concentração), problemas cardiovasculares e de memória. O ideal é adotar uma alimentação equilibrada, com proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais. Frutas, verduras, legumes e carnes magras devem ser consumidos diariamente, pois garantem bem-estar e longevidade.

3)Vida Social

Cultivar os relacionamentos com as pessoas que lhe fazem bem é essencial para envelhecer com qualidade de vida (mantenha contato regular com amigos e familiares).Tenha um hobby, faça um curso, frequente o clube ou a academia e planeje uma viagem com os amigos. O importante é socializar e evitar a solidão, que pode levar à depressão.

4)Mente Ativa

Assim como o nosso corpo precisa estar sempre em atividade, o nosso cérebro precisa ser continuamente estimulado e desafiado. Esse estímulo pode vir tanto de atividades específicas, como treinos de memória, atenção e criatividade, quanto de ações que envolvam essas habilidades, como trabalho intelectual e voluntário. Jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e palavras cruzadas também ajudam. O importante é não parar e continuar aprendendo sempre.

5)Prevenção

Ir ao médico regularmente e fazer check-up anual, manter as vacinas em dia, tomar vitaminas e cálcio e sempre dar atenção a qualquer alteração do corpo são medidas que devem ser observadas para envelhecer com saúde.

6)Contrariedades

Lembre-se de evitar o estresse e os aborrecimentos. Durma em torno de oito horas por noite.

Não deixe a idade chegar para procurar um geriatra.

A sua saúde agradece!